Assinale o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial, 21 de março,

com o projeto pedagógico “Livres e Iguais” com o músico Carlão!!!!

 

“Livres e Iguais” é um projeto pedagógico de promoção da Interculturalidade, da autoria do músico Carlão, desenvolvido em parceria com a empresa Betweien, Lda. Este projeto é direcionado para os alunos e as alunas do 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e trabalha, com o propósito de sensibilizar, mas, essencialmente, acabar, com qualquer tipo de discriminação, fundada no princípio da ignorância e do ódio, que bloqueie a construção de uma sociedade intercultural. No livro, abordamos a questão do Racismo, da Discriminação Étnica e da Xenofobia, dotando os/as leitores/as do conhecimento e das ferramentas de que necessitam para combater, em si e naqueles que os rodeiam, atitudes e comportamentos discriminatórios. Algumas ferramentas de reflexão e autoconhecimento, de enquadramento teórico e jurídico e alguns dados estatísticos são parte dos conteúdos que compõem o livro, que, para além de três histórias ficcionadas sobre Racismo, Discriminação étnica e Xenofobia, conta, também, com a letra de três temas musicados pelo Carlão sobre cada uma destas temáticas.

 

Sinopse do livro:

““Livres e Iguais” tem uma missão muito clara: transformar-te num agente ativo na edificação de uma sociedade intercultural, dotando-te das ferramentas que necessitas para derrotar, seja em ti seja nos que te rodeiam, os preconceitos, a ignorância e o ódio injustificado, que alicerçam as atitudes e os comportamentos discriminatórios em função da raça, da etnia e da nacionalidade, os três temas que trabalhamos nesta obra.

Consciente da diferença que encontrarás nos outros, abraçarás a mesma como um dom, uma oportunidade, uma possibilidade de crescimento e empoderamento. A diferença não é inferioridade, não é fraqueza, não é incompetência! A diferença é uma proposta de valor, que, indubitavelmente, enriquecerá a nossa sociedade. Para além da transformação interior, que tão ambicionamos, ajudarás a revolucionar o modo como convivemos com o outro, o outro que não integra o nosso grupo de pertença, acolhendo-o, ouvindo-o, potenciando a sua participação nos processos de tomada de decisão e reconhecendo o valor do seu extraordinário contributo. Assim derrubarás as relações perversas de poder, que têm como único e exclusivo propósito, perpetuar a subjugação da diferença em relação à norma.

“Livres e Iguais” é apenas um ponto de partida. O caminho e a meta da interculturalidade é uma experiência individual num propósito coletivo. Se cada um fizer a sua parte, juntos alcançaremos a justiça para todos e todas, sem exceção! Não ao Racismo! Não à Discriminação Étnica! Não à Xenofobia! Sim à Interculturalidade!”

 

O Livro “Livres e Iguais” faz parte do Plano Nacional de Leitura e teve o apoio da SOS Racismo e do Conselho Português para os Refugiados.

 

Modelos de Apresentação:

 

Modelo I: Apresentação do livro, Performance Musical e Teatral

– Entrevista entre Técnico/a Betweien e o músico Carlão;

– Apresentação do projeto e sensibilização para o tema pelo Carlão e Técnica/o Betweien

– Performance teatral com a duração de 10 minutos;

– O músico canta as três músicas que fez para cada um dos capítulos do livro.

– Realização de uma atividade pedagógica:

– Duração aproximada de 60 minutos.

 

Modelo II: Apresentação do livro, Performance Musical e Peça de Teatro

– Entrevista entre Técnico/a Betweien e o músico Carlão;

– Apresentação do projeto e sensibilização para o tema pelo Carlão e Técnica/o Betweien

– Dramatização das três histórias do livro com a duração de 25 minutos;

– O músico canta as três músicas que fez para cada um dos capítulos do livro.

– Realização de uma atividade pedagógica:

– Duração aproximada de 80 minutos.

 

Nos seguintes links poderá ouvir as músicas que o Carlão compôs para o projeto:

Clara – https://www.youtube.com/watch?v=l4AW3WTY4w4

Fado do Acossado – https://www.youtube.com/watch?v=4SOr-tHU1FQ

(Pediram-me) Uma Canção – https://www.youtube.com/watch?v=OsJyeCCjFP0

 

Para mais informações entre em contacto comigo através deste e-mail ou pelo seguinte contacto telefónico: 910724137.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.